O ano de 2019 foi rico em reconhecer projetos, visões e carreiras que abrangem várias camadas do campo da arquitetura, revelando a importância e profundidade da disciplina em nossa sociedade. Do reconhecimento de Arata Isozaki com o Prêmio Pritzker à divulgação do tema da Bienal de Veneza de 2020, veja, a seguir, alguns dos pontos altos da arquitetura mundial este ano.
Arata Isozaki, Pritzker Prize 2019
Incrivelmente prolífico e influente entre seus contemporâneos, Arata Isozaki se tornou este ano o oitavo arquiteto japonês a receber o Prêmio Pritzker, o prêmio de maior relevância no campo da arquitetura.
Building of the Year 2019: diversidade de profissionais, regiões e materiais
Todos os anos, o ArchDaily convida seus leitores a escolher o melhor da arquitetura de todo o mundo. Nesta edição, Paulo Mendes da Rocha, vencedor do prêmio Pritzker, compartilha honras com empresas globais como MVRDV e escritórios emergentes da Índia e do Vietnã.
Obra do Ano 2019 do ArchDaily em Espanhol: Arquitetura da América do Sul
Nossos leitores também escolheram a melhor arquitetura 'em espanhol', destacando três projetos do Peru, Chile e Equador - um equilíbrio entre a riqueza da arquitetura sul-americana e o potencial de nossa disciplina de ter um enorme impacto público.
Obra do Ano 2019 do ArchDaily Brasil: um edifício público, um museu e uma casa
Por sua vez, os leitores do ArchDaily Brasil reconheceram uma casa projetada para um jovem casal; um museu em Recife e o projeto público mais esperado no centro de São Paulo.
Building of the Year do ArchDaily China
Este ano, os leitores do ArchDaily China selecionaram projetos em Changsha, Hangzhou e Qingdao, projetados pelo WCY Regional Studio, LYCS Architecture e DC Alliance + Snøhetta, como os melhores projetos do ano na China.
Refurbishment in Architecture Awards 2019: projetos dos EUA, Itália e China
Em sua segunda edição, nossos leitores selecionaram edifícios que - por sua beleza, astúcia, criatividade ou serviço à comunidade - representam o melhor em termos de projetos de reforma e recuperação este ano.
Primeira edição do ArchDaily & Strelka Award
Uma nova premiação, baseada na opinião dos nossos leitores - foi criada este ano como resultado da parceria entre o ArchDaily, o Strelka Institute e o Strelka KB, visando celebrar profissionais emergentes e novas ideias que transformam as cidades contemporâneas.
Bienal de Arquitetura de Chicago 2019 "...and other such stories"
Liderada pela diretora artística Yesomi Umolu e pelos co-curadores Sepake Angiama e Paulo Tavares, a terceira edição da Bienal de Arquitetura de Chicago apresenta o trabalho de mais de 80 colaboradores, propondo uma investigação do ambiente construído não apenas como uma forma, mas como resultado das condições que o moldam.
Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Shanzhen 2019
Liderada por Carlo Ratti, Meng Jianmin e Fabio Cavallucci, a oitava edição da Bienal de arquitetura mais instigante da Ásia explorou os principais problemas por trás da revolução digital no urbanismo e o impacto potencial de novas tecnologias, como aprendizado de máquina, inteligência artificial e automação.
Trienal de Arquitetura de Lisboa 2019
Liderada por Éric Lapierre, a quinta edição de um dos eventos de arquitetura relevantes do mundo explorou A Poética da Razão - tema da Trienal de Arquitetura de Lisboa deste ano - através de cinco exposições e uma série de eventos paralelos na capital portuguesa.
Bienal de Arquitetura de São Paulo 2019
Intitulada Todo Dia, a 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo teve curadoria de Ciro Miguel, Charlotte Malterre-Barthes e Vanessa Grossman e explorou os temas do cotidiano da cidade. Além de uma ampla programação de eventos, a Bienal ocupou com suas exposições dois dos mais representativos edifícios de uso público de São Paulo, o CCSP e o Sesc 24 de Maio.
Bienal de Arquitetura do 2019
A Bienal do Chile concentrou-se na arquitetura "comum e coletiva" produzida no país, além da produção contemporânea mundialmente premiada que já lhe trouxe prestígio. Apesar de seu final abrupto, devido à crise social que o Chile está enfrentando, o tema continua mais relevante do que nunca.
XI BIAU: a arquitetura mais relevante da Íbero-América
Com curadoria de Arturo Franco e Ana Román, a Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo deste ano foi realizada em Assunção, Paraguai, premiando arquitetos consolidados e emergentes em toda a região. Em uma estratégia sem precedentes, a organização projetou e construiu 13 intervenções públicas - em parceria com arquitetos locais e convidados - em La Chacarita, um dos bairros mais antigos e mais pobres de Assunção.
Bienal de Veneza 2020 divulga seu tema
Abrindo caminho para a próxima edição, o curador Hashim Sarkis apresentou o tema da Bienal de Veneza 2020: Como viveremos juntos? “Precisamos de um novo contrato espacial. No contexto da ampliação das diferenças políticas e das crescentes desigualdades econômicas, pedimos aos arquitetos que imaginem espaços nos quais possamos viver generosamente juntos”, afirma Sarkis.